[Click here to read this content in english]
Nascido em Bagé/RS, Márlou Peruzzolo Vieira teve suas primeiras lições de música em sua cidade natal com o professor Antonio Aquere. Em 2007 concluiu o Bacharelado em Violão na Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM) na classe do professor Krishna Salinas. Nesta instituição foi monitor da oficina de violão do curso de extensão em música durante todo o ano de 2007. À parte das atividades de graduação estudou violão com Daniel Wolff de 2004 a 2005 e com Thiago Colombo de 2005 a 2007 em Porto Alegre/RS.
Em 2008 foi aprovado em primeiro lugar (dentre todos os instrumentos e linhas de pesquisa) para o Programa de Mestrado em Música da Universidade Federal de Goiás (UFG), ingressando na linha de pesquisa em Performance Musical da classe do professor Eduardo Meirinhos. Por sua excelente colocação no processo seletivo foi prontamente agraciado com bolsa de estudos da CAPES. Em março de 2010 concluiu o mestrado apresentando a dissertação “Appassionata para violão solo de Ronaldo Miranda: O tratamento octatônico e as constâncias musicais brasileiras”. Sua dissertação e seu recital final foram ambos amplamente elogiados pela banca avaliadora, que contou com a participação do próprio Ronaldo Miranda.
Em setembro de 2012 transferiu-se para Portugal para dar início ao seu doutorado em Performance Musical na Universidade de Aveiro (UA). Nesta instituição teve aulas de violão com o professor Paulo Vaz de Carvalho durante o ano letivo 2012/2013. No ano letivo seguinte teve aulas de violão com o professor Pedro Rodrigues. Em sua tese desenvolveu uma pesquisa sobre processos colaborativos entre compositor e intérprete sob orientação da professora Helena Marinho. Enquanto desenvolvia pesquisas para sua tese de doutorado, apresentou em conferências na Inglaterra (na University of Surrey, Bath Spa University e Royal Northern College of Music) e em Portugal (na Universidade de Aveiro). Concluiu o doutorado em janeiro de 2017, tendo sido “aprovado com a maior distinção e louvor”.
Durante seus estudos acadêmicos, Márlou Peruzzolo Vieira foi selecionado para participar em festivais de música no Brasil, Argentina e Portugal, onde estudou com renomados violonistas como Eduardo Isaac, Eduardo Fernández, Judicael Perroy, Zoran Dukic, Margarita Escarpa, Andreas Von Wangenheim, entre outros. Participou, também, em oficinas de composição ministradas por João Pedro Oliveira e Ronaldo Miranda.
Ao longo de sua carreira apresentou-se em recitais solo, de música de câmara e em recitais-conferência em Portugal (Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Vila Real e Oliveira de Azeméis), Croácia (Šibenik, Novi Vinodolski e Malinska) Inglaterra (Londres e Guildford), Irlanda (Dublin), Itália (Bologna) e no Brasil (em diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Distrito Federal), além de ter atuado como solista frente à Orquestra Sinfônica de Santa Maria e Orquestra de Câmara da UPF. Realizou estreias de obras dos compositores Samuel Peruzzolo-Vieira, Marcelo Rauta e Pauxy Gentil-Nunes.
Márlou Peruzzolo é detentor de prêmios em concursos de âmbito nacional e latino-americano: Em 2011 obteve o primeiro prêmio no XXX Concurso Latino-americano Rosa Mística em Curitiba/PR. Em 2009 obteve o segundo prêmio no III Concurso Nacional de Violão Eustáquio Grilo em Brasília/DF. Em 2008 foi finalista do III Concurso de violão da Faculdade Cantareira, em São Paulo/SP. Em 2007 foi contemplado com menção honrosa no XI Concurso Nacional de Violão Musicalis em São Paulo/SP.
Como docente foi professor substituto na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), durante os anos de 2009 e 2010, onde ministrou disciplinas de Violão, Música de Câmara e Literatura Violonística. No ano letivo de 2012/2013 foi professor de Violão no Conservatório de Música São Teotónio em Coimbra/Portugal. De abril de 2017 a novembro de 2024 foi professor de Violão, Harmonia e Contraponto na Universidade de Passo Fundo (UPF). Nesta instituição, de 2018 a 2024 foi responsável pela organização do Festival de Violão da UPF. Além disso, foi coordenador da primeira edição da Pós-Graduação – Especialização em Música realizado entre 2017 e 2018. Desde novembro de 2024 é professor de música no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

